O teleférico de Santa Cruz (RN), será um atrativo e pretende consolidar o município como um dos principais destinos turísticos do
Rio Grande do Norte e do Brasil.
STPM JOTA MARIA - MOSSORÓ-RN, 19 DE MARÇO DE 2014 (QUARTA-FEIRA) - DIA DE SÃO JOSÉ
O teleférico de Santa Cruz (RN), será um atrativo e pretende consolidar o município como um dos principais destinos turísticos do
Rio Grande do Norte e do Brasil.
Ivanildo
Ferreira Lima Filho (Ivanildinho), nasceu no Rio de Janeiro/RJ, no dia 04 de
outubro de 1962. É bacharel em Direito, formado pela Universidade Federal do
Rio Grande do Norte (UFRN). É funcionário público estadual efetivo e exerceu
várias funções em órgãos do Estado. Foi assessor jurídico também da Prefeitura
de Santa Cruz e assessor de outras prefeituras e de câmaras municipais da
região do Trairi. Foi diretor administrativo do Hospital Regional Aluízio
Bezerra e também dirigiu a V Regional de Saúde Pública e do Serviço Nacional de
Aprendizagem Industrial (SENAI). Exerceu o cargo de vereador de Santa Cruz
(1993 a 1996). Presidiu o Sport Club Santa Cruz e foi eleito vice-prefeito de
Santa Cruz (mandato 2017 a 2018). Em 2019, foi eleito Prefeito Municipal e reeleito
em 15 de novembro de 2020 para o mandato
2021-2024
FONTE – SITE DA
PREFEITURA DE SANTA CRUZ
O ex-deputado
Henrique Alves, que tanto quanto deputado quanto ministro do Turismo, trabalhou
para o santuário de Santa Rita de Cássia ter um teleférico, foi cedo, neste
domingo, ao município de Santa Cruz para ‘fazer a entrega’.
Ao lado do deputado
Tomba Farias, responsável pela construção da santa mais alta do Brasil, e da
ex-prefeita Fernanda Costa, Henrique desfilou em carro aberto, numa carreata
que contou com as carretas que transportaram os equipamentos (bondinhos,
trilhos, maquinário) que pesam um total de 78 toneladas.
Todo o maquinário foi
embarcado da Suíça, onde foi adquirido, para o Brasil, onde foi desembaecado em
Salvador. O carregamento foi colocado em carretas que levaram 48 horas para
chegarem a Santa Cruz.
A aquisição do
teleférico envolveu uma licitação internacional e um investimento no valor de
cerca de R$ 14 milhões de reais.
Após iniciado o
processo de montagem, a previsão é de que os bondinhos entrem em operação até
final de 2021.
“Este foi um sonho
que hoje se torna realidade. Acredito que o santuário e a implantação do
teleférico são os principais projetos em favor do turismo norte-rio-grandenses
nos últimos dez anos”, disse Tomba depois da missa celebrada pelo Padre
Vicente.
Tomba se disse grato
a Henrique e ao ex-senador José Agripino, que também trabalhou pela aquisição
do teleférico.
Agripino não
participou da entrega.
“Santa Cruz pode
bater no peito, pois essa obra concluída levará a cidade para ser notícia no
mundo e destino de turismo internacional. Não só pelo inusitado, mas sobretudo
pela fé que Santa Rita desperta em milhões de pessoas”, discursou Henrique.
Prefeito candidato à
reeleição, Ivanildinho não pôde participar da entrega em respeito à legislação
eleitoral, que impede a participação de candidatos em eventos que incluam
recursos públicos.
Porém, os bondinhos
já na cidade, mesmo ainda não instalados, será a bandeira que faltava para
garantir a reeleição do prefeito, que passa a prometer a instalação dos
equipamentos no santuário de Santa Rita de Cássia.
FONTE – THAISA GALVÃO, 18/10/2020